O Síndico é responsável por providenciar a cobrança da taxa do condomínio.
A cobrança das taxas condominiais faz parte da rotina da administração do condomínio, então, isso também é trabalho do síndico. O controle das contas do condomínio, entradas e saídas, é uma das atividades mais complexas, e o síndico tem que tomar muito cuidado para evitar problemas e conseguir fazer um bom trabalho.
Quando se trata de questões financeiras a inadimplência é o que causa mais dor de cabeça, tanto para o síndico como para o condomínio. A falta de recursos financeiro pode afetar o funcionamento do condomínio como um todo e gerar insatisfação dos condôminos que pagam as suas taxas em dias.
Por mais que o condôminos esteja inadimplente ele não pode ser exposto, impedido de ter acesso às dependências do condomínio ou sofrer qualquer tipo de privação por parte do condomínio.
Por exemplo;
Ele não pode ter serviços como água e gás cortados.
Não pode ser impedido de transitar e utilizar as áreas comuns como academia e piscina.
Ter o nome exposto em listas em elevadores, grupos e quadros de avisos.
Ser cobrado em público ou em reuniões.
Para cobrar a taxa de condomínio, o síndico e a empresa administradora precisam agir do jeito certo, respeitando a legislação e convenção do condomínio.
O Fluxo de cobrança na maioria dos condomínios funciona assim;
O Condomínio apura as taxas do mês referente.
Informa ao condômino e disponibiliza os meios de pagamentos (geralmente boletos impressos e eletrônicos), com dias de antecedência.
Apura os pagamentos.
Emite notificação de atraso (email, mensagem, ligação).
Faz tentativas de negociação (negocia, calcula os valores devidos e disponibiliza os meios de pagamento).
Ingressa com ação judicial para cobrar aos débitos (para os que continuam inadimplentes).
Além de disponibilizar informações claras e meios de pagamentos acessíveis, o condomínio precisa agir de acordo com a Lei Nº 13.105, e por exemplo, cobrar multa no máximo de 2% sobre o valor do débito e acrescentar juros de até 1% ao mês, quando o pagamento atrasa mais de 30 dias.
É melhor que esse serviço não seja feito pelo condomínio, tanto para evitar pessoalidades e informalidades, quanto para garantir um processo mais bem feito e transparente.
Aqui na Âncora Condomínios o cliente pode contar com todo o serviço de emissão das taxas de condomínio (emissão de boletos), e com uma equipe de cobrança especializada em negociação e recuperação de crédito.
A nossa taxa de retorno é altíssima e tem ajudado vários condomínios a diminuírem os seus números de inadimplência.
Entre em contato para saber mais como a Âncora Condomínios pode ajudar o seu condomínio a fazer a cobrança das taxas condominiais e toda a gestão de cobrança.