Em todos os lugares e mídias ouvimos falar sobre condomínio, e mesmo assim muita gente não sabe o que é.

Os Condomínios existem há muito tempo, e estão ficando cada vez mais populares no Brasil. Até mesmo o governo tem criado e promovido ações habitacionais no modelo de Condomínio.

Vários fatores influenciam para que o número de condomínios aumentem cada vez mais, um deles é êxodo rural, que vem causando o aumento da população nos centros urbanos. A verticalização de moradias, prédios de apartamentos, tem sido uma das soluções para atender um número cada vez maior de pessoas indo morar nas cidades. O número de apartamentos cresceu mais de 300% desde a década de 80, e a tendência é que continue crescendo.

Praticamente todo prédio residencial é um condomínio, e muita gente tem ido morar em condomínio sem saber o que é e quais as suas particularidades.

Condomínio significa:


Copropriedade; domínio ou o direito simultâneo, por duas ou mais pessoas, sobre um mesmo objeto, neste caso; imóveis.

Em um condomínio existem as áreas privadas (unidades), que são os apartamentos, casas, lojas. E as áreas comuns, que são portarias, elevadores, ruas, áreas de lazer, salões de festa etc.

Os condomínios podem ser:
Residenciais, Comerciais ou Mistos. Em Prédios ou Casas.

As áreas privadas são de responsabilidade de seus donos, e as áreas comuns de responsabilidade de todos, ou seja, podem ser usadas por todos e devem ser preservadas e cuidadas por todos.

Os condomínios devem seguir a legislação sobre habitação e urbanismo, e também têm as suas regras, e isso proporciona vários motivos que os tornam o desejo de muita gente.

Morar em condomínio se tornou muito atrativo, e esses são alguns motivos;

Regras de convivência

As regras de convivência fora dos condomínios existem, muitas estão previstas na constituição e legislação complementar e também devem fazer parte do bom senso, o problema é fazer se cumprirem essas regras e as devidas punições.

No condomínio isso é mais comum de acontecer, os condôminos e moradores devem se submeter as regras previstas na convenção e regimento interno dos condomínios, que são onde as leis internas dos condomínios então previstas. Além das regras esses documentos esclarecem questões sobre quem deve fiscalizar e quais são as punições que devem ser aplicadas a quem não segui-las.

Privacidade

Como o acesso aos condomínios é restrito e controlado, é possível controlar e limitar o trânsito de pessoas. Em alguns lugares o acesso e restrito somente a condôminos e moradores.

Comodidade

Academias, áreas de lazer, clubes, piscinas, parques, serviços e até comércio. São as comodidades mais comuns nos condomínios, tudo perto e com acesso restrito e controlado.

Segurança

Quem mora em condomínio não depende somente de ações públicas de segurança. O condomínio pode investir de maneira coletiva em protocolos de segurança, portarias eletrônicas, muros, cercas, grades, câmeras, portas, portões e equipe de segurança.

Se você quiser saber mais sobre algum tema que tenha a ver com a vida em condomínio nós temos mais artigos no nosso Blog, ou entre em contato com a Âncora Condomínios, temos profissionais prontos para te atender e diversos serviços que vão ajudar o seu condomínio a funcionar da melhor forma possível.

Contatos: (61) 3323-1918

Conheça os nossos serviços: https://ancoracondominios.com.br/nossos-servicos/

No nosso canal no Youtube temos vários vídeos sobre Condomínios, com super dicas e esclarecimentos de assuntos que estão presentes no dia a dia, acesse e se inscreva;

https://www.youtube.com/c/ancoracondominios